Por que razão as cubas de vinho da WiseShape utilizam betão?

A maior parte das pessoas relaciona o betão com a construção de casas e grandes obras como pontes, estradas e edifícios públicos.

Contudo, é importante lembrar que o betão é um composto natural que resulta da mistura de água, cimento e agregados.

O tipo de betão utilizado nos depósitos da WiseShape é, na realidade, um betão de elevada performance – designado tecnicamente em língua inglesa como high-performance concrete (HPC).

O HPC que usamos em todas os nossos depósitos de vinho tem um aspecto físico que se assemelha à argamassa, por exemplo, usada nos rebocos de paredes de alvenaria.

Este betão de alta performance tem uma resistência mecânica muito superior ao betão tradicional usado na construção civil.

Não só apresenta uma elevada resistência mecânica, como permite manter ou mesmo potenciar as propriedades que são já tecnicamente reconhecidas pela enologia.

Por outras palavras, o nosso betão é constituído por 15 a 20% de cimento e entre 80 a 85% de água e inertes naturais siliciosos.

Assim, o vinho contacta apenas com elementos naturais, sustentáveis e 100% recicláveis.

As cubas de betão da WiseShape asseguram a estabilidade térmica e a uniformização de temperatura, a micro-oxigenação e a permeabilidade, e possuem uma durabilidade superior às alternativas disponíveis no mercado.

Além disso, em caso de desgaste ou patologia, é possível a reparação com aplicação do mesmo material, sem necessidade de aquisição de um novo depósito.

Com uma espessura máxima de 6 cm, o peso destes depósitos é bastante inferior aos dos nossos concorrentes, tornando-os facilmente transportáveis.

Finalmente, e não menos importante, a facilidade de limpeza é assegurada pela inexistência de arestas internas, bem como pela textura e características de porosidade da nossa fórmula de betão.

Tatiana Sá Marques | Fundadora e Gestora Executiva da WiseShape