Qual o melhor tipo de rolha para uma garrafa de vinho?

Há várias formas de vedar uma garrafa de vinho. 🍾

Quando o néctar chega à fase final de engarrafamento, o objecto é sempre impedir o contacto não desejado do néctar com o ar e/ou o ambiente onde nos encontramos.

A partir do momento em que uma garrafa é aberta, o vinho inicia processos físico-químicos relativamente acelerados e que o tornam impróprio para consumo após alguns dias.

A rolha é, por isso, o vedante que isola a estabilidade do interior de uma garrafa da atmosfera que nos rodeia.

Entre enólogos e apreciadores de vinho, o debate entre a melhor forma de vedar um vinho foi sempre aceso e será, provavelmente, sempre inconclusivo.

Recentemente, os vedantes sintéticos ganharam adeptos pela sua aparente neutralidade no contacto com o líquido e pela sua eficiência.

É o caso das rolhas sintéticas e das tampas de roscas, vulgarmente designadas em inglês por “screwcaps.”

Apesar destas soluções artificiais impedirem a clássica contaminação do tricloroanisol (TCA), não é certo que permitam manter as qualidades de um vinho intocáveis por um longo período.

Assim, a rolha de cortiça é – e continuará certamente a ser – a rainha dos vedantes de vinhos de qualidade média, superior e de excelência.

A melhor rolha de cortiça para garrafas de vinho é a rolha de cortiça maciça.

Para além de permitirem níveis desejados de micro-oxigenação, os melhores exemplares são extremamente elásticos, largos e longos.

Uma rolha de cortiça maciça de elevada qualidade tem uma influência positiva no vinho com que contacta.

Para além disso, este tipo de rolha – superior à menos dispendiosa rolha de aglomerado de cortiça – tem sido alvo de melhorias tecnológicas contínuas, de forma a minimizar ou até eliminar o risco de desenvolvimento de TCS num vinho imperdível. 👌🏻

Portugal produz cerca de 50% de toda cortiça do mundo. 🇵🇹